Rádio Marginal

22/12/08

Mestre Roberto Nobre

A TODOS OS SALESIANOS

Faleceu o Mestre Roberto Nobre

Roberto Joaquim Bandarra Nobre, nasceu em Évora no Dia de Portugal em 1933 e faleceu em Joanesburgo a 12/12/2008 após prolongada doença.

Quando tinha 3 anos, perdeu a mãe e o pai.

Ainda rapaz entra para os Salesianos. Em 1951 segue com os Salesianos com rumo à Namaacha-Moçambique, onde, no Instituto Mouzinho de Albuquerque e Colégio Maria Auxiliadora, lecionou durante vários anos.

Entra para o Ensino e com grande entusiasmo dedica-se à juventude através do Desporto. Inteligente e entusiasta ajuda os jovens a criar grande interesse pelo futebol, hóquei, ginástica. Conhecido entre os jovens alunos como o “Mestre Roberto”, desde cedo cria amizade com os jovens mostrando sempre grandes valores de dignidade e valor humano. Respeitado por todos defende o caminho da justiça e do equilíbrio. A sua grande sensiblidade humana leva-o à música através do saxofone e clarinete. Liga-se ao teatro através de pequenas peças.

Conselheiro e amigo de muitos jovens nas decisões do dia a dia.

Em 1954 casa com Adriana, mulher que se tornaria a sua companheira inseparável para a vida. Com três filhos em 1965, segue para a província de Tete no Norte de Moçambique onde vai lecionar. Liga-se ao desporto como dirigente, treinador e jogador de futebol do Clube Desportivo de Tete e Sporting Clube de Tete. Ainda em Tete liga-se ao jornalismo como correspondente do Jornal de Notícias da Beira e do Jornal Diário de Lourenço Marques. Na mesma época em Tete participa como membro activo da Acção Católica num projecto social de criar uma vila com casas para cegos.

Em 1969 regressa a Lourenço Marques e treina as equipas do Malhangalene de futebol e hóquei em patins em todas as categorias. Em 1973 ligado ao colégio D. Bosco através do Ensino e Desporto treina a equipa de Hóquei em Patins.

Em 1975 veio para a África do Sul com a sua familia, liga-se à vida comercial e novamente ao Desporto através do Hóquei em Patins como treinador do Grupo Desportivo de Regents Park que foi duas vezes vice-campeão provincial. Em 1978 é apontado Coordenador Desportivo da Associação da Colónia Portuguesa de Joanesburgo. Mais tarde vem a ser Presidente da mesma colectividade durante 5 anos. Com entusiasmo escreve artigos desportivos para o Jornal “O Século” em Joanesburgo. Em 1978 é nomeado ao nível desportivo, Dirigente da Federação Sul Africana de Hóquei em Patins. Dedicou toda a sua energia à Comunidade Portuguesa apoiando-se nos valores humanos e equilíbrio, valores que defendia e acreditava. Nos anos a seguir fica dividido entre Portugal e África do Sul por motivos profissionais.

O seu coração estava ligado aos Salesianos e à Comunidade Portuguesa de Joanesburgo procurando sempre defender os direitos dos emigrantes da África do Sul junto dos nossos governantes.

Este homem será lembrado entre Salesianos, Desportistas e Membros de toda a nossa Comunidade Portuguesa na Africa do Sul com grande carinho e saudade.

Escrito por Paula Nobre.

Adriana Nobre ( + 27 727206520)

Carlos Nobre ( Beto) ( + 27 792237376)

Jorge Nobre (+ 27 724746661 e + 27 767357666)

Paula Nobre (+27 82 8237101)

Mário Lages ( + 27 823361307)

***********************************************************************************

Faleceu o Mestre Roberto Nobre.

Ao Administrador do Blog,

Agradecia que publicassem este texto no Blog dos Salesianos ainda esta semana para conhecimento de todos.

Se existe algum Blog das antigas alunas Salesianas e favor enviar-me o endereço do Administrator desse Blog.

Agradeco antecipadamente a vossa compreensão e cooperação.

Com os melhores cumprimentos.

Família Nobre

Paula Nobre (+27 82 8237101)

Email: pmpnobre@telkomsa.net


(Apenas hoje tive a possibilidade de colocar a noticia do falecimento do Sr. Nobre na integra. Estive estes dias no norte de Portugal e com dificuldade de aceder à internet. As minhas desculpas e um grande abraço amigo ao Mário Lages e todo o meu sentido de pesar à família do Sr. Nobre.)

6 comentários:

Anónimo disse...

Agradecia que colocassem no blog o "attachement" que foi enviado com o email e não o texto do email.
Lages

Anónimo disse...

Sentidos Pêsames à Familia do Mestre Roberto.
Tive-o como Professor de Ginástica e lembro-me bem do entusiamos que dedicava a esta e outras actividades no IMA- Namaacha.
Paz à sua Alma.

Ernesto R. Silva

Braga Borges disse...

Péssima notícia!Era um HOMEM bom.Todos gostávamos dele,porque ele gostava de todos.Acho que os mais novos tb pensarão assim.Convivemos desde os anos 50.Lembro-me quando fêz a tropa em Boane,e lá vinha ele na sua mota de regresso para nos dar as aulas de ginástica.Do melhor que por lá passou.À família enlutada,vão os meus sinceros pêsames.Recordá-lo-ei para sempre,
Braga Borges.

Anónimo disse...

MESTRE BANDARRA, SEI QUE PARTISTE PARA A PATRIA DE TODOS NOS. E LA IREMOS TODOS PORQUE LA E O NOSSO LAR. AQUI ESTAMOS APENAS DE PASSAGEM. FUI E SOU UM TEU ADMIRADOR, FOSTE SEMPRE AQUELA PESSOA QUE SEMPRE COMPREENDESTES TODOS QUE CONVIVERAM CONTIDO. NAO CHORO A TUA AUSENCIA PORQUE ONDE ESTAS NAO EXISTE TEMPO... ASSIM, E UMA QUESTAO DE TE DESEJAR UM ABRAÇO ESPIRITUAL... ATE LOGO MESTRE BANDARRA.
ORLANDO RODRIGUES VALENTE

Anónimo disse...

MESTRE BANDARRA, SEI QUE PARTISTE PARA A PATRIA DE TODOS NOS. E LA IREMOS TODOS PORQUE LA E O NOSSO LAR. AQUI ESTAMOS APENAS DE PASSAGEM. FUI E SOU UM TEU ADMIRADOR, FOSTE SEMPRE AQUELA PESSOA QUE SEMPRE COMPREENDESTES TODOS QUE CONVIVERAM CONTIDO. NAO CHORO A TUA AUSENCIA PORQUE ONDE ESTAS NAO EXISTE TEMPO... ASSIM, E UMA QUESTAO DE TE DESEJAR UM ABRAÇO ESPIRITUAL... ATE LOGO MESTRE BANDARRA.
ORLANDO RODRIGUES VALENTE

Anónimo disse...

PAZ À SUA ALMA.
OS MEUS SENTIDOS PÊSAMES À FAMÍLIA
NOBRE.
AMIGO,MESTRE,PROFESSOR,MAESTRO, IRMÃO,TREINADOR,DIRETOR,JORNALISTA.ROBERTO BANDARRA FICA NA MEMÓRIA DE TODOS OS SALESIANOS QUE ESTIVERAM CONSIGO,JAMAIS O ESQUECERÃO.GRANDE AMIGO ATÉ UM DIA DESTES.
ANTÓNIO JOSÉ MARQUES DA SILVA
(ANTÓNIO SILVA)