Rádio Marginal

06/06/12

Santuário Mariano de Namaacha

Moçambique: Igreja Católica quer renovar Santuário Mariano de Namaacha

Lisboa, 05 jun 2012
A Igreja Católica de Moçambique está determinada a renovar o santuário de Nossa Senhora de Fátima em Namaacha, na Diocese de Maputo, local de culto que, todos os anos, acolhe milhares de peregrinos naquele país lusófono.
O anúncio foi feito hoje pelo arcebispo de Maputo, D. Francisco Chimoio que, em declarações reproduzidas pela agência Lusa, sublinhou que “apenas falta dinheiro para concretizar o projecto”, que está num impasse há mais de sete anos.
Apesar da crise que tem limitado os investimentos, o “sonho” alimentado pelos responsáveis eclesiais “não vai morrer”, garantiu o prelado moçambicano.
As obras de renovação visam elevar as condições de acolhimento de um santuário com 67 anos de existência e que, ainda no último 13 de maio, recebeu mais de 15 mil fiéis, com destaque para a presença de católicos vindos de países fronteiriços como Suazilândia e África do Sul.
Erigido por ocasião do 25.º aniversário das Aparições de Fátima, o Santuário de Namaacha foi inaugurado oficialmente por D. Manuel Cerejeira a 29 de Agosto de 1944, que dias antes tinham presidido também à sagração da Catedral de Lourenço Marques.

Lusa/JCP

1 comentário:

Jorge Manuel Pedroso disse...

Parabéns mais uma vez à Lusa!
O Santuário era realmente lugar de culto a Nª Sª de Fátima. E eu em 1971, percorri 60 Km a pé, da Matola até à Namaacha!!! (13-Maio-1971)e não foi por promessa, foi por Homenagem.