Rádio Marginal

11/10/10

Inharrime e RODA - Loulé 9 de Novembro 2010

INHARRIME E RODA

Foi em Loulé, no passado dia 9 de Novembro, que a RODA ( Associação do Desenvolvimento) esteve unida com Inharrime e recebeu a visita do Sr. Embaixador de Moçambique, Miguel Kaima, acompanhado de sua esposa Isabel Kaima, da artista Xiluva ( Armanda Gonçalves, nossa AAS) além de vários amigos.

Foram feitas as devidas apresentações, seguiu-se a abertura da exposição, das várias peças da artista, cujos materiais e tema eram MOÇAMBIQUE, conforme documentam as fotografias.
A Isabel Jordão, trouxe o projecto para Portugal e com alguns amigos e ex-alunas salesianas começaram a fazer pedidos a outros amigos e em simultâneo apresentando o projecto.

Nunca pedindo dinheiro inicialmente, apenas fazendo dois pedidos:
- Que lhe dessem as sobras ( tudo aquilo que as pessoas já ñ queriam ou não usavam).
- Que apadrinhassem uma criança.

Após o jantar convívio, fez uma breve abordagem de como nasceu o “Projecto Inharrime” e sua evolução ao longo destes anos, iniciados em 2001.

Actualmente o projecto contempla:
- 630 crianças apadrinhadas
- 3 dormitórios com 30 crianças cada
- 1800 alunos com escola, até ao 11º
- Antes do projecto as crianças tinham como escola a sombra de um cajueiro, sendo que a única escola existente era a mais de 90 km. Hoje têm escola primária e secundária
- Brevemente haverá cursos de formação profissional
- Um centro médico
- Uma machamba com 3000 cajueiros e 2500 coqueiros, bem como hortícolas para alimentação das crianças internas e também para venda
- Iniciou-se a produção de porcos, bois, galinhas, com produção de ovos para venda;
- A apanha da fruta é feita de forma voluntária pelas famílias próximas dos órfãos e é feita compota para venda
- Uma padaria a funcionar em pleno, a fornecer um pão diariamente a cada aluno e com produção própria.

Apoiam-se também as famílias que tem crianças apadrinhadas através do micro-crédito.

Dentro de dois anos, sensivelmente, haverá estrutura física concluída e o projecto andará por si, pois tem havido grande colaboração de várias entidades e de várias pessoas em particular, com grandes ofertas: um tractor, uma máquina para empacotar o caju em vácuo, um autocarro para transportar as crianças que vêm de mais longe para frequentarem a escola. O projecto já atinge um raio de acção com cerca de 90 km.

Elementos da RODA também tiveram uma palavra de agradecimento pela presença do Sr. Embaixador e esposa, da Artista e participantes.
O Sr. Embaixador também fez os seus agradecimentos pelo convite que lhe foi feito e fez uma resenha das principais carências do seu país, louvando todas as acções em benefício do mesmo.

Por ultimo, a artista Xiluva ( flor no dialecto moçambicano) agradeceu a todos os presentes o facto de terem comparecido e contribuído para a ajuda das crianças de Inharrime.

Concluindo, união perfeita: A RODA procurava a quem dar, a Isabel, procurava quem desse.

Mais uma vez, se houver quem queira apadrinhar alguma criança, os Padrinhos de Inharrime tratam de tudo, basta que para isso que lhes enviem um mail expressando a vontade de apadrinhar. Eles entrarão consigo. Usem este e-mail: padrinhos.inharrime@gmail.com


Nota: o texto e as imagens foram emviadas pela Manuela Mariano

Sem comentários: