Colégio D. Bosco e Missão de São José de Lhanguene (Maputo), Instituto Mouzinho de Albuquerque, Colégio Mª Auxiliadora, Instituto João de Deus (Namaacha) e Seminário Médio Cristo Rei (Matola). Blog não oficial de fotos, informação e comentários.
Colabore utilizando o e-mail do Blog: CDBoscoLM@yahoo.com
E assim se passou o dia 24 de Julho. Um almoço bastante agradável e onde não faltou a alegria e boa disposição. O restaurante Veneza também é de recomendar.
Pensei que estavam na praia com uma merendita... Mas pelo que vejo são uns arrebentas. Nem de férias... E o Alikas está numa das fotos a passar a mãozinha pelo copo da água para quê? Disfarçolas...
Há por aí um grande mestre chamuceiro, o "Ghandi Granja", mas não manda nenhuma chamuça por e-mail nem dá a receita. Grande amigo... Por isso eu divulgo esta receita para quem quiser experimentar esta iguaria indiana de que gosto muito. Principalmente as de camarão que comia em Moçambique acabadinhas de fazer por mestr...es indianos. Esta receita é de carne. Quero feed-back. Ok? :)
Ingredientes: Para a massa tenra: 2 colheres (sopa) de água
80 g de margarina
300 g de farinha
1 ovo Sal q.b.
Para o recheio: 250 g de carne cozinhada, limpa e triturada (frango, vaca, etc)
1 raminho de salsa picada
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de pó de caril
2 folhas de hortelã verde
2 colheres (sopa) de azeite ou óleo 30 g de margarina
1 dente de alho picado
1 cebola picada
1 dl de leite
Sal e piri-piri q.b.
Cravinho em pó, noz-moscada q.b.
Preparação:Prepare a massa tenra e deixe-a repousar durante meia hora.
Para preparar o recheio: deite num tachinho a margarina e o óleo. Acrescente depois o alho e a cebola e leve ao lume. Logo que comecem a ficar alouradas, junte a carne e mexa bem. De seguida, espalhe a farinha e o pó de caril sobre a carne e, com a colher de pau, volte a mexer muito bem. Vá mexendo sempre, sobre o lume, para não pegar e, depois de tudo bem misturado, adicione o leite. Continue a mexer e, logo que comece a borbulhar, tire do lume, junte-lhe a salsa picada e as folhas de hortelã também bem picadinhas. Tempere a seu gosto com os condimentos recomendados - a carne deve ficar picante - e deixe arrefecer o recheio. Estenda porções de massa, deixando-as muito finas e em tiras compridas, com a largura aproximada de 12 cm. Apare dos lados para a massa ficar direitinha e corte-a em triângulos, dando-lhe a forma das chamuças. Aproveite as aparas para estender novamente. No centro de cada triângulo, coloque uma porçãozinha de recheio. De seguida, dobre as pontas da massa umas sobre as outras até formar uma espécie de almofadinha triangular. Para fechar melhor, antes de dobrar a última parte, pinte-as mesmo com água. Frite em óleo quente e, depois de fritas, deixe escorrer. Pode servir decoradas com verduras.
Relvas, tava mesmo a água. Na noite anterior andei lá por Lagos a descobrir as pedras da calçada e deitei-ma pelas 6 da manhã. E não dormi quase nada. Acrescento que aquilo foi ao almoço e já tinha um jantar "apalavrado" e não podia ir muito arrebentado. Até porque já sabia que me ía deitar de novo lá pelas tantas. Há que gerir as coisas e um copito de água também não faz mal nenhum......
6 comentários:
No Algarve?? eu vou!!
Quem vai??
Com tanto almoço eu só não sei como é que o Inácio não engorda. E não engorda mesmo!!
Pensei que estavam na praia com uma merendita... Mas pelo que vejo são uns arrebentas. Nem de férias... E o Alikas está numa das fotos a passar a mãozinha pelo copo da água para quê? Disfarçolas...
Um abração - eu sigo daqui a dias :)
MR
Relvas - Publicado no Facebook:
Há por aí um grande mestre chamuceiro, o "Ghandi Granja", mas não manda nenhuma chamuça por e-mail nem dá a receita. Grande amigo... Por isso eu divulgo esta receita para quem quiser experimentar esta iguaria indiana de que gosto muito. Principalmente as de camarão que comia em Moçambique acabadinhas de fazer por mestr...es indianos. Esta receita é de carne.
Quero feed-back. Ok? :)
Ingredientes:
Para a massa tenra:
2 colheres (sopa) de água
80 g de margarina
300 g de farinha
1 ovo
Sal q.b.
Para o recheio:
250 g de carne cozinhada, limpa e triturada (frango, vaca, etc)
1 raminho de salsa picada
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de pó de caril
2 folhas de hortelã verde
2 colheres (sopa) de azeite ou óleo
30 g de margarina
1 dente de alho picado
1 cebola picada
1 dl de leite
Sal e piri-piri q.b.
Cravinho em pó, noz-moscada q.b.
Preparação:Prepare a massa tenra e deixe-a repousar durante meia hora.
Para preparar o recheio: deite num tachinho a margarina e o óleo. Acrescente depois o alho e a cebola e leve ao lume. Logo que comecem a ficar alouradas, junte a carne e mexa bem. De seguida, espalhe a farinha e o pó de caril sobre a carne e, com a colher de pau, volte a mexer muito bem. Vá mexendo sempre, sobre o lume, para não pegar e, depois de tudo bem misturado, adicione o leite. Continue a mexer e, logo que comece a borbulhar, tire do lume, junte-lhe a salsa picada e as folhas de hortelã também bem picadinhas. Tempere a seu gosto com os condimentos recomendados - a carne deve ficar picante - e deixe arrefecer o recheio.
Estenda porções de massa, deixando-as muito finas e em tiras compridas, com a largura aproximada de 12 cm. Apare dos lados para a massa ficar direitinha e corte-a em triângulos, dando-lhe a forma das chamuças. Aproveite as aparas para estender novamente.
No centro de cada triângulo, coloque uma porçãozinha de recheio. De seguida, dobre as pontas da massa umas sobre as outras até formar uma espécie de almofadinha triangular. Para fechar melhor, antes de dobrar a última parte, pinte-as mesmo com água. Frite em óleo quente e, depois de fritas, deixe escorrer. Pode servir decoradas com verduras.
Relvas, tava mesmo a água.
Na noite anterior andei lá por Lagos a descobrir as pedras da calçada e deitei-ma pelas 6 da manhã. E não dormi quase nada.
Acrescento que aquilo foi ao almoço e já tinha um jantar "apalavrado" e não podia ir muito arrebentado.
Até porque já sabia que me ía deitar de novo lá pelas tantas.
Há que gerir as coisas e um copito de água também não faz mal nenhum......
Tem que ser assim, gerir para curtir.
hehehe
Pois é meu caro Alikas, o PDI a isso obriga...
Um abraço para todos
PS: Um abraço especial para o Granjolas das chamuças nem vê-las...:))
MR
Enviar um comentário