Rádio Marginal

08/05/10

Pe Miguel - Um artigo de opinião do Mário Relvas

Faleceu o Sr. Padre Miguel

No dia 08 de Maio, eu e o Mário Leal, que como eu é um antigo aluno Salesiano, eu do Colégio D. Bosco, na antiga Lourenço Marques, ele do Instituto Mouzinho de Albuquerque, na Namaacha, em Moçambique, falávamos á mesa do café sobre alguns temas desportivos, quando soubemos da morte do saudoso Padre Miguel Barros Silva. O Padre Miguel, como era conhecido entre nós, foi um dos maiores alicerces do hóquei em patins no nosso país. Tinha 86 anos de idade.
Eu e o Mário Leal, para lá de antigos alunos salesianos, somos ex-hoquistas salesianos e jogámos noutros clubes, mas ambos nos cruzámos ao longo da nossa vida com o Padre Miguel, que sempre nos franqueou as portas dos Salesianos do Estoril, gratificando-nos com os seus conselhos.
O Padre Miguel nasceu em 1923 e dedicou toda uma vida aos jovens, entrelaçado nos ideais de S. João Bosco, fundador dos Salesianos.
Em jovem, proveniente de uma família humilde, de entre oito irmãos, cedo iniciou a sua caminhada no seminário pelas mãos de um padre Salesiano, Guido Setti, depois de ter estudado nas Oficinas de S. José, em Lisboa.
Mais tarde, continuou os seus estudos nos Salesianos do Estoril, começando a dar aulas no início dos anos 40. Foi nessa altura que foi incentivado por alunos que se sentiam atraídos pelos feitos da nossa Selecção Nacional de Hóquei em Patins, e que lhe pedem para formar uma equipa desta modalidade. Começaram a jogar no pátio da escola com cabos de vassoura, de sapatilhas e bolas de trapos. Foi ordenado sacerdote em 1951 e os seus alunos oferecem-lhe um stique e uma bola, que o levou a aprender mais sobre esta modalidade tão em voga na altura em Portugal.

Em 1952 vai para Moçambique incumbido de abrir uma Missão junto a um colégio Salesiano. Perto dali, encontrou um ringue bom para a prática desta modalidade, tendo por lá conseguido bons resultados. Em 1957, regressa á então Metrópole, sendo que mais de metade dos atletas da modalidade, em Lourenço Marques, foram por ele treinados.
Regressou aos Salesianos do Estoril e traz consigo a enorme vontade de ali levantar o hóquei em patins. Em 1960, já com alguns resultados conseguidos, vendo que os jovens ingressavam em clubes federados, decide criar um. Nasceu, em 20 de Março de 1961, a AJS - Associação da Juventude Salesiana. Alcança grandes resultados nas décadas de 1960/70 criando uma mística salesiana no hóquei em patins.

O Padre Miguel afirma numa das suas entrevistas: “ A formação dos atletas neste clube, sempre se fez dentro dos princípios católicos e cristãos. Sempre se basearam os objectivos na camaradagem e na amizade. Não se trata de um clube para a “luta” e com um único princípio de vitória e campeonismo. “NÓS” sabemos ganhar e sabemos perder. Construímos jovens pela formação, pela educação e pelo desporto como um todo.”
O palmarés da AJS é extenso. Falarei apenas nalguns nomes conhecidos de todos os amantes da modalidade que cresceram pela mão do saudoso Padre Miguel; Sobrinho, Leste, Chana, José Virgílio, Piruças, Dinis, Pereira, Artur Agostinho, Filipe Gaidão, Pedro Simões, Carlos Santos, João Paulo, Favinha e Tiago(Bubu), entre outros.
Em Junho de 2009, a Associação Juventude Salesiana prestou uma sentida homenagem ao “Mestre do Hóquei”, durante o seu XV Torneio, a que se associou a Associação de Patinagem de Lisboa, marcando presença antigos e actuais dirigentes, condecorando o Padre Miguel com o seu mais alto galardão, o Colar de Honra e Mérito. O Padre Miguel, na altura, agradecendo aos dirigentes, afirmou que era “um prémio que não é do Padre Miguel mas sim da Juventude Salesiana”.

No dia 22 deste mês, nós, antigos Alunos Salesianos de Moçambique, teremos a oportunidade de relembrar o Padre Miguel, no Convívio Anual, que ocorrerá no Colégio D. Bosco, em Mogofores, iniciando-se com Missa, ás 10H30, na Basílica de Maria Auxiliadora (uma réplica da Basílica de Maria Auxiliadora construída por D. Bosco em Turim)

Bem Haja Padre Miguel por tudo o que nos deu!

Mário Relvas (fotografia in AJS)

4 comentários:

Anónimo disse...

Refiro que a fotografia e os dados biográficos colocados neste texto sobre o Pe Miguel tiveram como fonte o sítio online da Associação Juventude Salesiana.

É dedicado ao saudoso Pe Miguel e a toda a família Salesiana.

Mais uma vez os meus sentimentos e até Mogofores!

M. Relvas

Anónimo disse...

Boa noite M. Relvas vê lá se mudas a hora da missa pois o npessoal do sul trabalha muito e a essa hora ainda esta a lavar o olho
Grupo do Sul

Anónimo disse...

Grupo (ou grupe?)do Sul,
Limitei-me a escrever a hora que consta no "programa" que está aqui no blog. Eu apostava mais lá para as 11h30...

Bem, companheiros, lembrei-me que, hoje, dia 10 de Maio, o nosso companheiro, que já não vejo há muito, o Fernando "Rui Paulo" Baptista de Morais, faz 50 anos de idade...
Fica aqui um abraço para ele e lembro que só apareceu, comigo, nos dois primeiros convívios que fizemos no Colégio dos Órfãos, na cidade do Porto.

Um abraço do "grupe" do norte
MR

nobre de melo ughetto disse...

quando o Padre Miguel chegou a Namaacha no IMA eu já la estava,,,,,teria os meus 8 9 anos.. por isso vi a construção do campo de hóquei e os primeiros patins eram presos nos nossos sapatos depois vieram as botas com os patins presos.. os guarda reces não tinham mascaras de protecção,,,, era um Padre muito duro nos ensinamentos e batia forte apanhei alguns tabefes, mas era assim mesmo. ensinou-me o hóquei ainda joguei depois no Desportivo de LM em juniores aos 18.. Paz a sua alma