Bom dia
Recebi este mail do nosso Amigo Sr. Gomes que está na Missão de São José de Lhanguene, hoje. Pelo que li, julgo que não tardara muito e a querida Missão vai desaparecer. Agora pediram, mas depois impõem, o que se terá que acatar como aconteceu com o Dom Bosco. É uma pena! A boa noticia é que a familia Salesiana ainda vai conseguindo fazer sorrir algumas crianças. Até quando?
Saudações Salesianas
D. Carlos
************************************************************************************
Bom dia
A vida por cá, neste país à beira do Índico plantado, vai correndo, muito bem para uns quantos, penosamente para a maioria.
Sobre a nossa Missão de S. José:
A escola comercial já fez os exames da 1ª época e prepara-se para acolher os alunos que chumbaram, para a 2ª época, daqui a duas semanas.
Nas "minhas" oficinas também já concluímos o ano de formação profissional. Não fazemos exames porque trata-se de aprendizagem progressiva de competências. O formando está sempre em avaliação. A seguir irão para as empresas para concluir o curso, fazendo o estágio pré-profissional. Quanto à paróquia, hoje, domingo houve baptismos com 1ªs comunhões. Foram cerca de 200 neófitos. Não havia bebés. É raro baptizarem-se aqui bebés. Todos são crescidinhos, a maioria adolescentes, bastantes jovens e até alguns adultos.
No fim da missa é tradição fazer a partilha do bolo. Juntam-se todos e todas no salão, vêm os bolos confeccionados pelas famílias e, junto com os catequistas dividem os bolos. A paróquia oferece as coca-colas.
A seguir vai cada um para sua casa ou dos padrinhos, e aí sim, fazem os comes e bebes em família.
Um nosso interno do lar também foi baptizado. Em vez de ir a casa do padrinho, não, é o padrinho que pede para comer em casa do afilhado. Há casos para todos os gostos. É a Africa imensa, plurirracial, pluricultural e pluriconfessional.
Aqui ao lado existiu e existe o que foi o nosso "Colégio Dom Bosco". Já não é nosso desde 1975 e não será nunca mais devolvido. Agora é a "UP" (Universidade Pedagógica).
No tempo dos salesianos ali tudo foi contemplado, aquando da construção. Não faltavam os espaços de lazer, de apoio às actividades docentes, etc.
O que é que fizeram agora? Construíram três grandes blocos de três pisos, para internatos feminino e masculino, para mais aulas, mais laboratórios, etc. Com isso ocuparam todos os espaços disponíveis. Porque é que digo isto? É que só agora é que se deram conta que não têm onde estacionar um carro!
Então tiveram a "lata" de oficiar à Missão de S. José, solicitando o terreiro da igreja e o campo de futebol para que os professores e alunos da U.P. possam estacionar os seus carros, desde as 6.30 até às 23.00.
E mais, dizem que a Missão pode arrecadar o aluguer, mas que deve garantir a seguranças das viaturas.
Já podem imaginar a confusão em que nos iríamos meter. Para já levaram um NÃO. Vamos ver qual será o próximo capítulo.
Por hoje é tudo.Bom trabalho com saúde e paz.Um abraço
Joaquim Gomes
1 comentário:
A ingratidão de certos governantes que além de cegos(porque não querem ver) esquecem-se do grande contributo que muita gente de bem deu ao ensinar muitos jovens de Moçambique.
Tenham fé e continuem o vosso trabalho a bem daqueles que de vós vão precisando, essa é a vossa maior recompensa.
Força gente de BEM e parabens pelo vosso grande trabalho.
SAUDAÇÕES SALESIANAS.
Ernesto R. Silva
Enviar um comentário