Manuel Borges
Em 1974 começou do zero e teve projectos, mas acabou por ir trabalhar para junto do pai.
Correio da Manhã, 19 Março 2008 - 18h59Em 1974 começou do zero e teve projectos, mas acabou por ir trabalhar para junto do pai.
Manuel Borges: Retornado de Moçambique na restauração
'O meu sonho era ter uma loja de pneus'
A descolonização deixou marcas na minha vida. Tive de começar do princípio. Em Lourenço Marques (hoje Maputo) gozava um nível de vida muito bom. O meu pai produzia e comercializava agriões. Era o maior produtor da cidade e do sul do continente africano, um homem rico.Quando chegámos a Portugal, em fins de 1974, com 14 anos comecei do zero. Não tinha nada, nem o meu pai. Iniciamos outra vida numa casa velhinha da minha avó, que nos apoiou. Estudei no Colégio D. S. João Bosco em Poiares da Régua, de que guardo boas recordações e participo sempre nos encontros de antigos estudantes. Mas nunca gostei muito de estudar. O meu sonho era ter uma loja de pneus. Aos 17 anos desisti de estudar e vim trabalhar com o meu pai.
Ele adquiriu então à JAE, em hasta pública, um terreno que era sobrante da construção da estrada e montou aqui a 'Petisqueira do Carriço', uma casa de comes e bebes . Foi aqui num balcão desta casa que tive o meu primeiro emprego. Antes do IP4 estar construído havia muita gente e a casa tinha muita clientela.
Casei aos 21 anos e trabalhei com o meu pai até 1986. Na altura em que a idade lhe pedia descanso,ele arrendou-me o restaurante. Durante três anos paguei-lhe uma renda, e agora cá estou. A minha mulher, Filomena Borges, também me ajuda. Tem uma grande paixão pela agricultura e agora estamos a produzir vinho tinto do Douro.
Sem a guerra nunca tinha saído de Moçambique. Voltei a Lourenço Marques há dois anos. Após 30, deu para matar saudades e mostrar à minha mulher os locais da minha infância… Só não volto para lá porque tenho aqui os meus filhos. Até fui convidado para responsável de uma empresa que foi do meu pai.”
DADOS PESSOAIS
Profissão: Restauração
Nome: Manuel Joaquim Veloso Pinto Borges
Idade:46 anos
Naturalidade:Noura,no concelho de Murça
Residência: Murça
Estado civil: Casado
Família: Tem três filhos
Carreira profissional: Até 1986 foi empregado do pai
VILA REAL:
223 731 habitantes
2,26% da pop. total
2 comentários:
olha amigo, eu sou o fernando pita e gostava de ter o teu nº de contacto pois ,tenho muito gosto em falar comtigo.imagino o esforço que fizes-te quando cá chegas-te.
um abraço .
Pita, eu mando-te nº de fone do Borges.
Ele é mt ocupado e nem vem mt ao blog.
Alikas
Enviar um comentário