Em cima da esq. para a dta, temos o Cândido, Adamastor, Noronha (este, na aula de Ciências Geográfico- Naturais disse ao Pe. Miguel, que o óleo de fígado de bacalhau era extraído da baleia. Levou poucas levou !!) Conceição, Pereira, o gerente da Casa Manso e Almeida que ofereceu a Taça, e o Pe. Miguel.
Em baixo pela mesma ordem, o Raúl, Alexandre e o Octávio Quinhones. Por esta altura eu andava pela " Linha H ", que eram uma espécie de Esperanças, no dizer do Pe. Miguel.
Amigos um grande abraço, Braga Borges.
Caro Ernesto, é sempre com prazer que se contacta com alguém que também bebeu a água da Canada Dry, Montemor. És mesmo um iniciado, pois quando eu estava para sair do Colégio, entrou o Carlitos Borges, de alcunha "Raspadeira". No meu tempo andaram os dois irmãos dele que eram lógicamente mais velhos, o Leonel e o Toninho. Somos todos grandes amigos e jogámos todos no Sp. de L. M. Fomos também seleccionados para a selecção de Hóquei de L. M. Dizes bem, o Carlitos jogou depois no Ferroviário juntamente com outros dois ex- alunos, o Amílcar e o Silva. Silva que o reconheci numa foto aí do Blog. Os três irmãos trabalham na África do Sul, para onde foram nos anos 70. Espero com a minha modesta colaboração,enriquecer o Blog. A foto que aí vai reporta-se a um daqueles 13 de Maio, que os ex- alunos iam até à Namaacha à procissão e visitar o Colégio.Nela eu estou de óculos, camisola preta, na fila do meio e de calça branca, o Carlitos, e o tropa que está por cima dele é o imão mais velho , o Leonel. O sujeito de bigode, Sr. Morais, foi quem ficou provisóriamente à frente da Juv. Salesiana quando o Padre Miguel regressou á "Metrópole". O resto do pessoal são todos ex- alunos muito bem guardados pelo João Augusto.
Um abraço
Equipa de Hóquei do Sp. de L. M. juniores. Foi sair do colégio e limpar os dois campeonatos seguidinhos, épocas 58/59 e 59/60.
Em baixo da esq. para a dta : Álvaro Pinto, Braga Borges e o Florentino Bessa ( todos produto do Pe. Miguel )
Em cima e pela mesma ordem: Toninho Borges, (igualmente Made by Pe. Miguel e irmão de outro hoqista, o Carlos Borges).
Os outros, ManuelSantos (suplente) e o Sérgio Flores (cap.)
1958, Juv. Salesiana x Sporting L.M. Vencemos por 3 a 1. A tática foi dada pelo nosso Mister João Augusto. Em Outubro estava eu a jogar pelo Sporting. A custo zero. Tá mal. Mesmo por um junior podiam dar alguma coisa ao colégio. É q fui jogar hóquei e futebol!!! Querem agora a surpresa? Estão a ver o 3º elemento da fila de baixo, da esq. para a dir.? Esse mesmo escurinho. É ele mesmo, o Eusébio. Depois passamos a jogar juntos até à vinda dele para Portugal. Mas começou por levar na ripa muito cedo. Aprendeu bem a lição.
Um jogo de futebol arbitrado pelo Mestre Roberto, em que os mais velhos jogavam , dentro dum saco tipo serapilheira, eu coloquei-o à cabeça, contra os mais pequeninos. Conhecem alguém dos pequeninos? Isto deve ter sido aí por volta de 57. Entretanto os pequeninos também cresceram e devem ter feito no Colégio grande parte da década de 60.
Nota do Blog: As recordações não param de chegar e todos os dias há novidades a acrescentar. Tomem bem nota que há aqui fotos do ano em que eu e muitos de nós nasceram e que no entanto décadas passadas não conseguem apagar. E posso até dizer com alguma emoção que me sinto orgulhoso do nosso Blog. E digo isto sem falsas modéstias. Valeu bem a pena abrir este espaço numa tarde em que não tinha nada para fazer. São já muitos anos mas o sorriso de quando todos era-mos gente pequena demonstra bem a alegria e o companheirismo que existia.
Apenas posso deixar aqui o meu Obrigado a todos.
7 comentários:
Caro António José Borges.
Se tinha dúvidas, resta-me confirmar que era não um iniciado mas sim um infantil.
Rico contributo este que acabas de enviar para o Blog.
Ao analisar as fotos consigo lembrar-me do Álvaro Pinto já na fase final que ele passou no colégio, e ainda me lembro da Renault 10 que ele comprou quando saiu do colégio.
Daquela foto em que aparece a equipa do colégio e do Sporting de L.M., onde estás e na qual também aparece o Eusébio, eu era muito miúdo mas lembro-me perfeitamente desse jogo, uma das fotos que eu enviei para o Blog, na qual eu apareço integrado numa equipa, era eu já grandito, comento esse jogo, em especial a presença do Eusébio.
Daquela equipa em que os grandes estão nos sacos e os mais pequenitos à frente consegui reconhecer o Hipólito, pelo menos.
Também me recordo daqueles dias 12 e 13 de Maio em que a o Colégio e a Namaacha era "invadida" por uma multidão que é difícil descrever, só quem viveu esses momentos pode realmente ter noção daquilo que se passava nesses dias.
As Águas do Matianine (Canadrady), com as quais muitas vezes nos deliciávamos quando em passeios nos deslocávamos para aqueles lados, em que a visita à fábrica era obrigatória e a gerência da fábrica nos presenteava com uma abundante prova dos refrigerantes que ali eram fabricados, são para mim momentos inesquecíveis.
Fico grato pela atenção que deste ao meu apelo, e entendo que este Blog muito irá crescer em qualidade e quantidade de informação relativa aos ex-alunos Salesianos e neste caso particular aos do IMA-Namaacha.
Recebe um grande abraço.
Ernesto R. Silva
Alikas
Afinal as coisas começam a tomar outra dimensão.
Um dia O Tempo perguntou ao Tempo quanto Tempo o Tempo tem, o Tempo respondeu ao Tempo que tem tanto Tempo quanto Tempo o Tempo tem.
Divagando, sim, afinal este curto espaço de tempo foi de grande contributo, não só do IMA - Namaacha como também do D.Bosco - L.M.
Depois de teres publicado aquela foto do PENAEUS MONODON as coisas têm melhorado substancialmente, será que estavas na Escócia ou acompanhado por alguma das tais loiras frescas.
Grande contributo para o Blog e para a COMUNIDADE.
Um abraço
Ernesto R. Silva
Ora... e mesmo agora, agorinha mesmo, local de trabalho e anda por aqui 1 tal de Bushmills (de apelido Black Bush) que não dá tréguas. É assim a vida de operador...
Alikão
Claro q o tal de Bush (este q é bem melhor) tb só apareceu depois de um bom jantar aqui em cima do teclado e de 1 Borba Reserva e mais outra menos cotada... mas somos 3... calma!
Alikão
Fico feliz por todos.
Obrigado Ernesto Silva,obrigado José Braga Borges,por contribuirem para o sucesso deste Blog,e um muito obrigado para o meu secretário que tanto trabalho me dá o Alikas(ÉS O NOSSO HEROI"IMA").
Para vós vou dar-vos o contacto do Fernando Costa (geral@jetoffice.pt),poi esle poderá vos dar o contacto do Silva,creio que também vosso colega que vive no Norte.
Um abraço a todos
José Granja
Caro José Granja
O Fernando Costa é do meu tempo, terá sensivelmente a minha idade, recordo-me bem dele e das defesas incríveis que fazia na baliza de hóquei.
No futebol a coisa era mais complicada, pois o Fernando Costa fazia as progressões sempre de braços abertos o que tornava difícil a aproximação dos seus adversários, era um bacano.
O Silva é mais velho do que eu, não muito, mas naquelas idades poucos anos fazem alguma diferença, embora eu me recorde bem dele, era um patinador exímio, muito forte e com um remate potente, um pouco temperamental, não gostava nada de perder.
Jogou muitos anos no Ferroviário de L.M. com o Carneiro, Carrelo, Moreira, Pauleta…etc.
Quem também deve viver ou viveu na zona do Minho é um nosso colega Joaquim Pinto, mais ou menos da minha idade, e que aparece numa das fotos que enviei para o Blog, faz parte da equipa de futebol, em que o grupo está reunido a receber instruções do Mister Padre Nuno, no campo grande numa partida amigável, era o nosso guarda-redes de futebol.
O J. Pinto jogou hóquei mais anos do que eu, sendo um dos elementos do hóquei Moçambicano que em determinada altura rumou para Angola, na época em que o hóquei por lá começou a ter alguma expressão, houve até um investida do hóquei Angolano em Moçambique para se reforçar; De Angola só me lembro do Chalupa.
O IMA – Namaacha mais uma vez a divulgar o hóquei através dos craques formados nas suas escolas.
A propósito de Angola, não aparece ninguém no nosso mapa, será que não andará por lá ninguém dos nossos?
Oportunamente contactarei o F. Costa.
Um abraço.
Ernesto R. Silva
ernesto silva defacto sou uns anos mais novo que tu eu na altura era macarico ,mas lembro me perfeitamente de ti e de outros do nosso tempo.falas no tempo,por isso sobre o tempo ,eu fui dos fundadores da nossa querida revista(o tempo ) lembras te dessa revista?um abraco a todos salesianos e salesianas
Enviar um comentário