Caros amigos;
acabamos de disputar o jogo inicial c/ os EUA e
perdemos por 5-3;
a equipa moçambicana iniciou o jogo no mesmo
nivel dos americanos, sendo os primeiros minutos
de adaptação (o piso é muito aderente) além da
ansiedade inicial de quem disputa o primeiro
jogo do Campeonato; o primeiro golo dos
americanos surge numa jogada confusa, em que
o guarda redes Nuno Adrião é mal batido; a seguir
uma certa desorientacâo dos jogadores
moçambicanos que quase resultava em mais um golo;
Moçambique procura chegar ao empate e o
jogador Paulo Pereira tem várias oportunidades
que são desperdiçadas; contra a corrente do
jogo os americanos elevam a contagem p/ 2-0,
resultado com que terminaria a 1ªparte;
ainda na 1ª parte o jogador Bruno Adrião
recebe cartão azul por acumulação de amarelos
e é suspenso por 2 minutos; o técnico moçambicano
opta por nao fazer reentrar o Bruno Adrião
p/ poupar cartão vermelho e suspensão de 1 jogo;
no inicio da 2ª parte Mocambique entra a
jogar bem e reduz a diferença p/ 2-1 por
Paulo Pereira após jogada de contra ataque;
novo periodo de dominio moçambicano, mas serão
de novo os americanos a elevarem a contagem
p/ 3-1 após falha de marcação individual e
sobem p/ 4-1 depois de uma recarga ah boca
da baliza; novo esforco da
equipa moçambicana p/ recuperação do resultado
c/ 10 minutos ainda por jogar e c/ a entrada
em campo de Julio Soares a equipa reduz p/
4-3, com 2 golos deste jogador que
entrou em campo com uma atitude extraordinaria;
a 5 minutos finais Mocambique deperdica
uma grande penalidade que igualaria
o jogo, mas Bruno Adrião acaba por rematar
fraco e permite a defesa do guardião americano;
seriam os americanos a fechar a contagem
em 5-3, a cerca de 3 minutos finais; uma boa
partida p/ Moçambique, que demonstrou algumas
insuficiências em termos de ritmo competitivo,
nomeadamente o guardião Nuno Adrião;
os jogadores Sigalete, Ivan e Kiko Esculudes
fizeram um bom jogo, Bruno Pimentel esteve
mais apagado, assim como o Paulo Pereira;
Moçambique iniciou c/ o Nuno Adrião à baliza,
Bruno Adrião, Kiko Esculudes, Paulo Pereira
e Bruno Pimentel; Elidio Canda e Arnaldo
(GR-suplente) nao jogaram;
fico por aqui, pois estou na Sala de Imprensa
e só existe 1 computador e tenho aqui pessoal
de outraas equipas à espera que termine; tivemos
alguns moçambicanos residentes na Suiça presentes
e a visita da n/ Embaixadora Francis;
o Vice Ministro Carlos Sousa também
está connosco;
Um abraço e até breve.
Zé Carlos
Colégio D. Bosco e Missão de São José de Lhanguene (Maputo), Instituto Mouzinho de Albuquerque, Colégio Mª Auxiliadora, Instituto João de Deus (Namaacha) e Seminário Médio Cristo Rei (Matola). Blog não oficial de fotos, informação e comentários. Colabore utilizando o e-mail do Blog: CDBoscoLM@yahoo.com
20/06/07
Moçambique no Hoquei
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
HÓQUEI EM PATINS
As origens mais distantes do Hóquei datam de 2000 a.C. Gravuras funerárias gregas mostram praticantes de spheromachia, um jogo semelhante ao Hóquei na Grama.
A primeira aparição da palavra "Hóquei", segundo alguns historiadores, aconteceu em 1527, derivada da palavra "hocquet", um jogo francês da idade média, que usava bastões para empurrar objetos. A palavra significa algo como "bastão de orientação".
Outros ainda dizem que o Hóquei sobre Patins teve suas origens no início do século XX, na Inglaterra. É uma variação clara de outras versões do Hóquei, mas associou a ele o estilo Europeu do esporte arte. Se caracteriza pela condução de um objeto esférico com um bastão curvado na ponta, cujo objetivo é fazer gols.
Por outro lado, é bem verdade que alguns historiadores incluem a criação da roda(4000 a.C.) e o desenvolvimento dos esquis(1100 d.C.) na origem do esporte, mas seremos mais realistas, reduzindo o campo histórico a um nível razoável.
Incluiremos então a origem do patins de rodas, criado pelo holandês Hans Brinkner em 1700, baseado nos patins de gelo, existentes desde 1572. Tal patins tinha apenas duas rodas e exigiam habilidades acrobáticas para seus usuários.
1750 ou 1760 (meados do século XVIII), o belga Joseph Merlin inventa o Primeiro Patim de Rodas em Linha, sem possivelmente imaginar, que ao possibilitar a patinagem sobre rodas, viria a dar origem ao HÓQUEI EM PATINS.
1819, em França (Paris), aparecem os primeiros patins equipados apenas com uma roda, que, embora de diâmetro menor, era do tipo «bicicleta».
1825, surgem os primeiros patins de rodas (com 3 rodas) na Áustria (Viena).
1840, na Alemanha, aparecem vestígios dos primeiros patins e o primeiro rinque aparece em 1876.
Hóquei no Gelo foi criada em 1855, no Canadá, e a de Hóquei na Grama apareceu em 1875, na Inglaterra. De uma "mistura" dos dois esportes, nascia o Rink Hockey, em 1885, data de sua primeira manifestação, no rinque Denmark Hill, em Londres. Praticado com bolas de cricket e estiques variados, difundiu-se por toda Europa e foi regulamentado na Inglaterra, em 1905, com o aparecimento da primeira Associação. No ano seguinte, foi disputado o primeiro campeonato oficial da história, no mesmo país.
1857, são construídas, em Inglaterra, as duas primeiras pistas públicas de patinagem (Covent Garden e Strand)
1863, o americano James Plympton cria o "Jogo Elástico", conjunto composto pela ponte, eixo, rodas, almofada de borracha e parafuso de regulação do aperto; conjunto que era colocado no trem dos rodados.
Muitas e lentas haviam sido as tentativas, os trabalhos e o interesse em melhorar o patim de Merlin, que apenas permitia a patinagem em frente e a execução de uma pequena e larga curva. Com a invenção do "Jogo Elástico", as possibilidades, o desenvolvimento, o interesse e a beleza dada à patinagem foram indescritíveis.
1865, a partir desta data, nos Estados Unidos e dois anos mais tarde em Inglaterra, deu-se uma grande expansão da Patinagem sobre Rodas, a ponto de ser conhecida pela "rinkomania".
As pista próprias para a prática da modalidade apareciam aos poucos por todo o lado, tendo atingido nos EUA, no início do século XX, o impressionante número de 10000.
1866, é contruído na América o primeiro Rinque de Patinagem.
1873, em Portugal, teriam aparecido os primeiros patins de rodas que pertenciam à Rainha D.Maria Pia, que em Mafra (são bem conhecidos e famosos os corredores do Convento de Mafra) se exibiu neles e se julga terem sido trazidos de Paris por Madame Daupiás.
Tem imensa curiosidade ver na sala dos troféus da F.P.P., um par de patins em madeira (a rodas), que dizem ter sido utilizados pelo Princípe Luis Filipe de Bragança, filho de El-Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia. Estes patins foram encontrados no Palácio Ducal de Vila Viçosa.
1877, surgem em Itália (Milão) os primeiros patins de rodas e, em 1881, por ocasião da Exposição de Milão, é construída a primeira pista (que era de madeira).
1880, a Richardson Skate Company introduz as esferas nos cubos das rodas, o que permite aos patins velocidades nunca antes pensadas.
1890, aparecem no mercado alemão, os patins "Matador", de estrutura muito robusta, e que vieram a ter durante muitos anos enorme aceitação em Portugal, como posteriormente os "Polar Rex", e actualmente "Skate".
1904, é construído em Portugal (Lourenço Marques), no Teatro Varietá, o primeiro rinque de Patinagem.
1905, os dados cronológicos registam o aparecimento do Hóquei em Patins em Inglaterra, no ano de 1877, muito embora o processamento da sua forma competitiva, devidamente institucionalizada, só se viesse a verificar em 1905.
1907, é entregue na Câmara Municipal de Lisboa, um requerimento para construção de uma Pista de Patinagem, todavia, parece que, na verdade, não passou da entrega do requerimento, pois sobre tal nada mais se encontrou.
1908, inscrevem-se os primeiros hoquistas e o Jornal Sports, de 12 de Fevereiro, notícia a prática de patinagem na garagem das Galerias da Sociedade Portuguesa de Automóveis.
Porém, também ao que consta, já em 1905 se praticava a modalidade em Carcavelos (onde habitavam muitos Ingleses) e no Colégio Militar.
1909/1910, o Hóquei em Patins, como modalidade desportiva, aparece nesta altura e tem a sua origem em Inglaterra, no Condado de Kent, tendo-se depois difundido para a Alemanha, Suiça, França, Itália, Bélgica, Portugal e Espanha e, de seguida para outros Países Europeus.
esta época, os filhos dos barões do café que estudavam na Europa, retornavam ao Brasil trazendo a novidade esportiva. Dentre eles, as famílias Rodovalho, Lara Campos, Simonsen e Porchat. Foi então que o proprietário do Rink Colúmbia, o Inglês radicado no Brasil, Sr.Harris, começou a promover animadas partidas de Hóquei para entreter seus clientes. Conhecido como o Pai do Hóquei, premiava os vencedores com "gasosas"(refrigerantes) ou doces.
Anos mais tarde, começavam a surgir os primeiros clubes em São Paulo, como o Skating Palace. Foi criada a Liga Paulista de Hóquei e com ela o primeiro Campeonato, vencido, em 1913, pelo Skating Hockey Clube. Na época, o Hóquei era jogado com estique de Hóquei na grama e bola de pólo a cavalo.
1912, aparece em Portugal Continental o primeiro rinque, por iniciativa de Recreios Desportivos da Amadora, e o primeiro jogo, entre o Clube de Desportos de Benfica e aquele Clube da Amadora, e que o C. D. de Benfica venceu por 2-0.
Também neste ano, em Itália (Milão), se começa a praticar o Hoquei em Patins.
Em 1915, a Seleção da Argentina veio ao Brasil para enfrentar três equipes paulistas, nos primeiros jogos Internacionais destes países: venceu o Skating Hockey Clube por 2a1, o Red Ankor por 1a0 e empatou com o White H.C. em 2a2. Os brasileiros, reclamaram muito das concessões feitas ao goleiro Argentino, que jogava abaixado, o que não era permitido na época.
Neste mesmo ano, surgia no Rio de Janeiro a primeira equipe carioca de Hóquei: o Leme H.C.. Eles fizeram história ao vencer as equipes Norte Americanas dos navios de guerra "Pittsburg" e "Frederic", e os vice-campeões paulistas por 3a1 e 8a3, nos primeiros jogos Interestaduais do país. O fim do Leme H.C. em 1919, fez nascer o C.R.Flamengo, que venceu o selecionado Paulista por 5a1.
Enquanto o Hóquei nacional iniciava um período de declínio, depois da criação da Confederação Paulista de Hockey, em 1917, o Europeu mostrava grandes sinais de vitalidade.
1916, Cosme Damião, presidente do Benfica, manda vir de França os Regulamentos do novo desporto que era o Hoquei em Patins, e que foram traduzidos pelo grande jornalista, e director do extinto "Mundo Desportivo", Raúl de Olivera. É neste ano que duas equipas do Sport Lisboa e Benfica, no rinque da Avenida Gomes Pereira, disputam um encontro segundo as novas regras. Era neste ringue que se jogava desde 1914.
1917, é organizado o primeiro torneio de Hóquei em Patins, em que tomam parte os seguintes clubes:
Sport Lisboa e Benfica
Recreios Desportivos da Amadora
Ginásio Clube Português
Escola de Educação Física
Portugal Foot-Ball Club
Carcavelos Hockey Club
Estes torneios têm continuidade nos anos de1918,1919 e 1920.
1921 (ou 1924 - as datas não são precisas), em Abril, foi fundada em Montreux (Suiça) a Federação Internacional de Patinagem em Rodas, sendo o seu primero Presidente o suiço Fred Renkewitz, e com ela aparece o primeiro regulamento da modalidade que, com alterações, ainda é a base dos actuais Regulamentos.
Estavam filiados Alemanha, Inglaterra, França e Suíça.
No anos seguinte juntaram-se Bélgica e Itália. Portugal só entraria em 1930 e o Egito, aceito anos depois, foi o primeiro filiado não europeu.
1926, é organizado o 1ª Campeonato da Europa de Hóquei em Patins. em Herne-Bay (Inglaterra), e nela tomam parte:
Inglaterra
Bélgica
França
Alemanha
Itália
Suiça
1928, embora o hóquei em Patins tenha feito a sua aparição em Espanha em 1915, só em 1928, com a fundação da Associação Catalã, se começou a praticar com as regras actuais.
1930, as regras sofrem diversas alterações, entre as quais se destacam:
- O aparecimento de tabelas
- O número de jogadores, que passa de seis para oito
- A cronometragem do tempo útil de jogo
- O aumento das dimenções das balizas
A Selecção Nacional participa pela primeira vez no Campeonato da Europa. A sua representação foi entregue ao Sport Lisboa e Benfica, e para a história, a equipa era formada por:
Fernando Adrião (pai), António Adão, Germano de Magalhães, José Prazeres e Leonel Costa.
1936 e 1939, realizam-se os primeiro e segundo Campeonato Mundial de Hóquei em Patins, em simultâneo com os Campeonatos de Europa, sendo sempre campeã a Inglaterra.
Com o conflito mundial (Guerra de 1939/45) as competições de Hoquei em Patins, a nível internacional, foram interrompidas.
1946, reatadas as competições internacionais com o Torneio de Montreux, as mesmas têm conhecido um grande incremento até aos nossos dias.
1947, Portugal conquista pela primeira vez na sua história o título Mundial, em Lisboa.
1948, a Holanda começa a aparecer nas competições internacionais, onde atinge certa notoriedade.
1949, aparece pela primeira vez a táctica do "Quadrado".
A prática da modalidade esportiva Hóquei Sobre Patins no Clube Português do Recife teve início nos anos de 1953, quando o comendador Elísio Gomes, ex-Presidente do Clube, implantou a patinação de maneira pioneira e, paralelamente, os primeiros passos na preparação de atletas para a formação de uma equipe de Hóqueitradicional, tendo importado de Portugal os materiais e equipamentos indispensáveispara ser utilizado pelos atletas praticantes desse esporte.
A primeira quadra onde foi praticado o hóquei do Português, foi no antigo salão de festas (salão grande).
Entre seus primeiros praticantes estiveram Luis Vilela, Otavio Wanderley (Bonga), Ubirajara Lins (Bira), Alberto Gomes (Betinho), Fernando Gomes, Carlinhos Gomes, os irmãos Edir e Edvard Bezerra Leite, Amilcar, o grande goleiro Times Sócrates e muitos outros.
Os primeiros atletas convacados para seleção brasileira foram Helio Henio de Siqueira Santos (Heninho) e Breno.
1956, os Campeonatos da Europa, que se realizavam em simultâneo com os Campeonatos Mundiais, face à aderência e o número de participantes, passaram a realizar-se de dois em dois anos.
Neste ano, também teve início o Campeonato Europeu de Juniores, tendo como primeiro vencedor a equipa Portuguesa.
Em 1956, o Brasil recebeu a visita da equipe Portuguesa do Paços D'arco, Campeã nacional de 1955. Em São Paulo, derrotou a Sociedade Esportiva Palmeiras, por 8a0 (28/02/56), e o Clube Internacional de Regatas, em Santos, por 11a2 (01/03/56). A equipe Lusa foi então ao Recife. Lá, os três Clubes montaram uma seleção que disputava o primeiro jogo de Hóquei no Nordeste. Vitória dos Europeus, por 23a0.
No inicio da década de 60, com a chegada do treinador português Alceu Leal, foi criado o grupo de patinação artística do Clube Português.
1966, começa a disputar-se a Taça dos Clubes Campeões Europeus.
1977, inicia-se a disputa da Taça dos Vencedores das Taças, que tem como primeiro vencedor a Associação Desportiva de Oeiras.
1980, começa a disputar-se o Campeonato Europeu de Juvenis (Portugal é o primeiro vencedor) e a Taça C.E.R.S. (que tem como primeiro vencedor o Grupo Desportivo de Sesimbra).
Alguns represntantes do Hoquei Patins Moçambicano integrados em representações Portuguesas no Hoquei Mundial.
Campeões do Mundo
1959 - Portugal (Matos (Campo de Ourique), Perdigão (Benfica), Edgar (Hockey de Sintra), António Alves (Porto), Velasco (Desportivo de Lourenço Marques), Carrelo (Desportivo de Lourenço Marques), Bouçós (Desportivo de Lourenço Marques), Fernando Adrião (Clube Futebol Benfica), Vaz Guedes (Campo de Ourique), Souto)
1961 - Portugal(Vítor Domingos (Hockey de Sintra), Moreira (Desportivo de Lourenço Marques), Urgeiro (Benfica), Pompílio (Hockey de Sintra), Fernando Adrião (Clube Futebol Benfica), Vaz Guedes (Campo de Ourique), Bouçós (Desportivo de Lourenço Marques), Perdigão (Benfica), Livramento (Benfica))
1963 - Portugal (Vítor Domingos (Hockey de Sintra), Moreira (Desportivo de Lourenço Marques), Vaz Guedes (Campo de Ourique), Fernando Adrião (Clube Futebol Benfica), Livramento (Benfica), Bouçós (Desportivo de Lourenço Marques), Eugénio Reis (Sporting), Leonel (Benfica), José António (CUF), Urgeiro (Benfica))
1965 - Portugal (Vítor Domingos (Hockey de Sintra), Moreira (Desportivo de Lourenço Marques), Vaz Guedes (Campo de Ourique), Leonel (Benfica), Fernando Adrião (Clube Futebol Benfica), Livramento (Benfica), Eugénio Reis (Sporting), Américo Casimiro, Catarino, Manuel Cardoso)
Quando li a frase acima fiquei impressionado, pois o Alceu Fernandes Leal fala muito do tempo em que foi jogador/treinador de Hóquei, e também, do seu envolvimento com o automobilismo. Ele está com 73 anos, mora na cidade de Banzaê - BA, segundo ele, por qualidade de vida; é muito atuante, fez muitas palestras, cursos, fundou a associação comercial e a ONG Novorumo e está sempre buscando novos projetos para este município. É um homem iluminado e temos o privilégio de tê-lo conosco abrilhantando nossa cidade.
Antonio C. Dantas
E-mail: tonhodantas@bol.com.br
Enviar um comentário