Rádio Marginal

13/12/11

IMA Namaacha - Fotos da Mirene 2011

Bloco 1 É a estrada - os putos perto das pedreiras à beira da estrada com um carrinho feito por eles - um aviário, ou melhor vários numa extensão de perder de vista, a construção está a cargo de uma empresa PT e está a ser construído mesmo à entrada da Vila da Namaacha, cujo responsável é um AAS que não sei o nome verdadeiro e é conhecido por 'BATATA', foi ao nosso 1º encontro em FFerro.

Bloco 2 São as vistas exteriores do IMA - as oficinas completamente abandonadas - o jardim interior - o campo de jogos - a Igreja que já não é, hoje é local de festas e no dia que lá fui estavam a testar o som para uma festa de estudantes, o órgão ficou lá no canto, mas à vista e está todo destruído.

Bloco 3 É o interior do ex colégio que está 'desnudado' e na maior das misérias, destruído, portas partidas, vidros partidos, cheira mal, lixo por todo o lado, deplorável, nem tenho adjetivos para descrever o que vi. Tentei que o meu filho tirasse fotos a certas divisões, como casas de banho por exemplo, mas nem pensar, porque era tal a porcaria e o cheiro, que fugimos rapidamente dali. É o que resta do antigo IMA.
Não sei como alguém ali pode dizer que estuda... mas que condições tem aquela gente para aprender alguma coisa num lugar daqueles? Nem carteiras há, só se ficam no chão. Agora entendo porque não queriam que eu tirasse as fotos, mas tirei... como? Isso é melhor não revelar publicamente.

Depois e aos poucos, conforme as vou documentando e diminuindo o tamanho, vou enviando.
Faltam as do João de Deus que desta vez entrámos nas ruínas e as do Maria Auxiliadora.

Mirene

10 comentários:

Anónimo disse...

Qnt tristeza Meu Deus...qnta.
Ñ comento + nada sobre o IMA.
Ñ tnh + palavras.
" Perdoai-lhs Senhor, prq ñ sabem o q fazem".

LV68

Anónimo disse...

A tristeza é de tal ordem que NÃO COMENTO.Apenas deixo o nome do AAS que está a fazer o tal aviario. Antonio Marques Ramos, mais conhecido por Matim Batata, que era a alcunha do avô dele. Vivia na Namaacha,e era aluno externo. Actualmente vive na Swazilândia

Anónimo disse...

Esqueci-me de deixar o nome. Entrei como anonimo,mas aqui estou. A.Fachada

carlos figueiredo disse...

Simplesmente uma tristeza....nao ha palavras para comentar....a casa que um dia foi de todos nos, e que somos tantos, hoje completamente em ruinas, nao posso querer que a "nossa capela" o orgao, onde o Sr Joao tocava esta completamente em ruinas....."Perdoai-les Sr. porque nao sabem o que fazem e o que estao a perder".....

Pedro disse...

Sei através do Irmão Gomes, que ma noite anterior à chegada da frelimo ao IMA, retiraram os Santos da capela para a Casa Nova onde ainda lá se encontram!!!

Anónimo disse...

Só conhecia o IMA pelo seu exterior. Tenho que dizer que nada disto me espanta. Uma pena. O Colégio D. Bosco em LM serviu para eles fazerem uma universidade. Caso contrário estaria igual ou pior.
Enfim, coisas da famosa abrilada em que nos envolveram votando o Ultramar e a sua população aos marxistas de treta...

MR

abel disse...

Muito obrigado Mirene.

Abel Barros Santos

Missão S.José Lhanguene

manuel eduardo disse...

mas que tristeza, fui finalista em 1973

joaquim rosario disse...

mirene obr pelas fotos e pela tua coragem.defacto imaginava que aquilo estivesse pela hora da morte mas assim tao devastado nao imaginava , meu Deus perdoai lhes que eu ja fiz o mesmo ;joaquim rosario

nobre de melo ughetto disse...

Como digo, quase estreei esse colégio, ainda entrei não estava sob o comando dos Padres e saí no auge da mesma (1950/1958) Tive o Padre Carlos Reis como Director e o Padre Miguel como conselheiro e treinador e dinamizador do Hóquei em Patins.andei com muitos colegas que acabaram campeões como o Silva,Quinhones,Amilcar,Carneiro Borges e tantos outros .Aliás também joguei Hóquei mas só até os meus 18 anos.