Rádio Marginal

07/10/11

Acreditem! porque vale a pena acreditar!!

 
 
 
Caros Padrinhos, Madrinhas, Amigos e Amigas,
Encaminhamos aqui uma carta da Irmã Lucília
Com os melhores cumprimentos,
Os Amigos de Inharrime

“Queridos Padrinhos, Madrinhas, Amigos e Amigas,

Quantas vezes, ao longo destes meses, o meu pensamento foi até junto de vós, e me dizia: “tenho que comunicar, já há tanto tempo que não digo nada aos nossos queridos benfeitores…”

Aqui estou hoje, a tentar colocar no papel as notícias que ao longo do tempo se foram amontoando.

Como sempre, gostaria de começar com uma palavra de profundo reconhecimento pelo bem que vós ides fazendo, através das mãos dos voluntários e voluntárias, que por aqui vão deixando o seu perfume de bem-fazer, e através de cada uma de nós. Muito obrigada. Sem vós as mais de 700 crianças, as mais de 400 famílias não teriam a possibilidade de sorrir.

Cada dia de distribuição, vendo a multidão (vêm vários da mesma família para ajudar a carregar) fico sempre com receito de não ter feito bem as contas, e que a comida não chegue. Mas, felizmente, cada um leva a sua parte e vão felizes para suas casas.

A última distribuição aconteceu no passado dia 15 de Setembro. Nota-se nas mães um maior cuidado com as crianças, trazendo-as mais limpas e bonitas, embora alguma ainda deixe muito a desejar…

Queridos padrinhos, embora conhecendo as dificuldades económicas que assolam as várias Nações, atrevo-me a manifestar a necessidade, que mais uma vez nos preocupa: a quantidade de arroz, óleo, açúcar e sabão, que comprava com 5.000 Euros, desta vez gastei 9.700. O custo de vida aumenta muito cada dia.

Hoje peço a cada um, caso seja possível, ajuda para um contentor de alimentação (enlatados (atum, salsicha, sardinha…), legumes secos…) e produtos de limpeza (sabão, detergente para a loiça, sabão para maquina de roupa…). Proximamente os Amigos de Inharrime de cada zona comunicarão quando se iniciar a campanha. Os produtos do último contentor ajudarão muito a reforçar aquilo que aqui compramos.

Não imaginam o quanto me custa lançar este apelo, mas é sempre em nome dos mais carenciados que o faço!

Quanto ao Centro. As crianças internas estão bem e lindas. Das 120, cinco ainda não vão à escola. As mais crescidas deram início à pastelaria. Este fim-de-semana conseguiram fazer 3 bolos para casamento e dois de aniversário, além dos bolos para vender no balcão. A entrada na pastelaria faz parte dos estudos das próprias meninas, esperando que após o 12º ano, muitas possam aceder à universidade e a cursos superiores.

As obras no Centro ainda não pararam. Na área da escola, que vai desde a 1ª à 12ª classe, estamos a terminar o campo de futebol e o bloco administrativo da escola primária. O laboratório de química e biologia já está concluído e bonito, esperando agora pelos reagentes.

Finalmente demos início à construção da capela. Espero que em Abril de 2012 esteja pronta e possa acolher algum de vós na sua inauguração.

Uma linda notícia diz respeito à construção da Escola de Madovela, levada a cabo pelos amigos de Inharrime de Espanha e financiada pela Fundação Barceló. Está na recta final e está a ficar muito bonita. Era uma pedrinha no meu coração, uma vez que as nossas crianças tinham vindo para uma escola de qualidade e as outras do bairro tinham ficado nas cabanas a cair e sem as mínimas condições. Hoje, sinto-me feliz e agradeço este grande esforço e o amor com que os Amigos de Inharrime têm seguido a obra.

Queridos amigos, aqui fica a minha gratidão e amizade, na certeza de que fazem parte desta grande família e que embora o muito trabalho não nos permita comunicar com regularidade, vos levamos a todos no coração.

Ir. Lucilia Texeira”

Nota do Blog: Excelentes noticias e coloquei a negrito algo que me parece muito interessante. Aquelas crianças mostram vontade.

5 comentários:

Anónimo disse...

Como Padrinho duma criança de Inharrime,li esta carta com profunda emoção.Da minha parte,Irmã Lucília,pode contar sempre e sempre, com a minha ajuda.

Disse-lhe aquando do Encontro no Estoril, que somos muito pequenos, perante a sua grandeza.

Anónimo disse...

Muito bem. Duas simples frases que dizem muita coisa. Para quem sabe e acredita que ajudar não custa tanto assim.

Alikas

Anita disse...

Se todos dermos um bocadinho que seja conseguimos realizar os sonhos destas crianças, pq muito pouco ...faz muito. Obrigado irmâ Lucilia pela sua obra.

Anita

Anónimo disse...

Alikas, quero contribuir. Mas estou cá no norte. Diz-me como fazer.

Belíssimas notícias da irmâ Lucília. Bem hajam todos.

MR

AlikasPT disse...

Relvas, respondo por aqui.

Quem quiser dar uma ajuda não é nada difícil.
Mas também não sou eu que estou a cargo disso. Eu apenas vou dando aqui as informações.

Este ano que passou houve a necessidade de tentar angariar mais alguma coisa por causa do contentor. Para o encher e para o enviar. O envio do contentor foi bastante caro e não foi nada fácil recolher a quantia necessária mas lá se conseguiu.
Mas o contentor foi um caso extra que poderá vir a ser repetido. A gestão foi a cargo da Mena.

De momento as ajudas são para os dois afilhados que temos no Centro Laura Vicuña e é uma quantia de 200 Euricos por ano (total).
Para os miúdos, têm sido a Mirene e a Ana Varges a tomar conta do assunto.

Portanto, eu apenas tenho sido a pessoa que vai informando e tal como toda a gente, contribuindo.

Caso se queira contribuir, não é nada dificil. Há uma conta que já coloquei aqui no Blog e há sempre a possibilidade de se encontrar a Mirene ou a Ana em Mogofores ou em Fernão Ferro.
E para tal bastam uns Euricos que a dividir por todos não é nada de extraordinário mesmo contando com a crise que corre.

Obrigado Relvas.

Alikas