Rádio Marginal

02/07/11

O Ovo de Colombo

(para bem se entender certas novidades...)

O Ovo de Colombo é uma metáfora para se referir a soluções "aparentemente" muito naturais e óbvias, mas que alguém teve que as pensar algum dia, e alguém teve que as implementar, para depois serem tão naturais.

História

Monumento à descoberta da América por Colombo na forma de um ovo em Sant Antoni de Portmany, Ibiza, Espanha

Conta-se que em certa ocasião, após o grande feito da descoberta da América, Cristóvão Colombo foi convidado para um banquete. No banquete, um dos presentes, enciumado com o glamour de Colombo, fez a seguinte pergunta:
- "Se você não tivesse descoberto a América, por acaso não existem outros homens na Espanha que poderiam fazê-lo?"
Colombo então, longe de se exaltar, não respondeu diretamente à pergunta, mas propôs um desafio aos presentes. Pegou um ovo de galinha e desafiou todos os que estavam ali para colocar o dito ovo em pé, sobre uma das extremidades. O desafio foi bem aceite, todos ávidos por ganhar a Colombo. Após algum tempo, Colombo solenemente pediu a sua vez, pegou no ovo e deu leves batidas contra a mesa até que a casca levemente se quebrasse embaixo, e com esse achatamento, foi simples colocá-lo de pé.
O homem que havia iniciado o desafio exclamou:
- "Assim qualquer um pode fazê-lo!"
E Colombo retrucou:
- " Sim, qualquer um! Mas "qualquer um" ao que se lhe tivesse ocorrido fazê-lo."
E acrescentou: - "Uma vez que eu mostrei o caminho ao Novo Mundo", "qualquer um" poderá segui-lo. Mas "alguém" teve antes que ter a ideia. E "alguém" teve depois que decidir-se a colocá-la em prática."

1 comentário:

Anónimo disse...

Não me digas que o Mestre Gandji Granja anda à procura de ovos para fazer pó de caril? Ou é para panar as chamuças?... :))