Rádio Marginal

23/05/10

Convívio de Antigos Alunos Salesianos de Moçambique

Convívio de Antigos Alunos Salesianos de MoçambiqueRealizou-se, no Colégio Salesiano S. João Bosco, em Mogofores, no sábado, dia 22 de Maio, mais um convívio Salesiano, de Antigos Alunos de Moçambique. Homens e mulheres que outrora meninos e meninas frequentaram alguns dos diversos colégios Salesianos em Moçambique. No convívio estiveram presentes, oriundos de todo o país, antigos alunos do Colégio D. Bosco e Missão de São José de Lhanguene, em Lourenço Marques, e dos colégios João de Deus, Mª Auxiliadora e Instituto Mouzinho de Albuquerque, na Namaacha.

Sabendo deste convívio, que ocorre já há alguns anos, depois de recentemente se ter realizado um primeiro grande encontro Salesiano, de antigos alunos de Moçambique, em Fernão Ferro, alguns antigos alunos da Missão de S. José, em Lourenço Marques, pegado ao Colégio D. Bosco, também quiseram marcar presença em Mogofores, assim como algumas antigas alunas do Colégio Maria Auxiliadora, na Namaacha.

Antigos alunos, em conjunto com alguns dos seus professores, reviveram os tempos maravilhosos em que eram meninos. Tempos em que o ensino era rigoroso, mas onde a amizade e o desporto eram a imagem de marca dos Salesianos, em Moçambique. O hóquei em patins era uma das modalidades mais apetecidas no Colégio D. Bosco, assim como no seu irmão mais velho, o IMA, Instituto Mouzinho de Albuquerque.

A idade dos antigos alunos presentes, oscilou entre a casa dos quarenta e os sessenta anos, mas os ideais e a amizade mantêm-se ao longo das décadas.

Recordaram-se os companheiros e mestres que já partiram.

Este maravilhoso convívio só foi possível graças á disponibilidade do Rochinha, mestre pasteleiro. Do Flora, mestre cozinheiro especialista em comida açoriana. Do Borges, transmontano que honra os produtos tradicionais da sua região, em especial o vinho e as carnes. Do Alencoão, que ao longo de dois anos nos tem mantido devidamente informados na Internet. Do professor Hermínio, que digitalizou as memórias fotográficas que o Pe Nuno trouxe de Moçambique. Do Pe Fernandes, director do Colégio de Mogofores onde decorreu o encontro.

Para o próximo ano, este convívio ficou já agendado para o primeiro sábado de Maio, esperando que o Mestre, o Padre Nuno, que este ano se viu impedido de descer da Régua e vir ao convívio, devido a um problema na vista, apesar da idade e das maleitas, consiga fazer o favor de marcar presença junto dos seus antigos alunos.

Mário Relvas

1 comentário:

Mário Relvas disse...

Um saudoso abraço a todos os presentes e recordando os ausentes.